Dicas para organizar uma viagem pela patagônia

Uma viagem incrível pela região da Patagônia faz parte do sonho de muitos viajantes, afinal, alguns dos cenários mais belos do nosso continente estão aqui pertinho de nós, entre o extremo sul da Argentina e do Chile.

Organizar uma viagem por lá requer uma atenção especial a alguns detalhes importantes. Mas por onde começar? Feliz ou infelizmente, é provável que você não consiga visitar todas as atrações em uma única viagem – o que é uma ótima justificativa pra voltar. Por isso, selecione os destinos com que você mais se identifica e siga em frente. Alguns dos pontos mais populares da Patagônia são Bariloche e Ushuaia, na Argentina, e Pucón e Puerto Varas, no Chile.

Então, vamos às dicas práticas.

O brasileiro não precisa de visto para entrar no Chile e na Argentina. Também não é preciso tomar nenhum tipo de vacina especial.

· É um destino para praticamente todas as idades; basta adequar a programação de atividades ao seu perfil pessoal.

· Quais moedas levar? O dólar pode ser muito útil, principalmente no trecho argentino, por conta da variação cambial no país. No Chile, opte pelo próprio peso chileno.

· Roteiro definido? Por terra, ar ou água? Alguns trechos podem ser feitos de avião, ônibus ou barco. Vale a pena estudar bem a melhor logística entre um ponto e outro da Patagônia.

· Independentemente da época do ano escolhida, não se esqueça do protetor solar, do boné, da capa de chuva, do tênis ou bota para trekking, dos óculos de sol e das blusas de frio.

· Faz frio praticamente o ano todo, mas os meses menos congelantes vão de outubro a março/abril. No inverno, as atividades são voltadas para a prática de esqui e snowboard, enquanto, no verão, os programas envolvem caminhadas, pesca esportiva e outros esportes e atividades de puro contato com a natureza.

· Não se esqueça de se alimentar bem e de se hidratar bastante. Ao chegar a regiões montanhosas e de altitude elevada, não abuse do seu organismo e reserve um tempo para se aclimatar.

Picos nevados, um oceano gelado (cheio de animais fofinhos, como pinguins, focas e baleias), cachoeiras, grandes lagos, geleiras e glaciares milenares, e boa infraestrutura hoteleira fazem da Patagônia o destino ideal para quem curte a natureza selvagem e intocada.

Alguns dos cartões-postais mais marcantes passam por El Calafate e o gigantesco glaciar Perito Moreno (patrimônio da biosfera). Em El Chaltén, os emblemáticos picos Fitzroy e o Cerro Torre fazem a festa dos esportistas de plantão. Para fechar o ciclo com chave de ouro, Torres del Paine, já no Chile, é uma das grandes maravilhas da natureza e seus circuitos de trekking "O" e "W" fazem sucesso com os aventureiros mais radicais do mundo todo.

Ainda tem muito mais a se explorado nessa região. Veja todas as cidades que fazem parte da Patagônia chilena e argentina e comece a sonhar com esse destino ainda hoje.

Fale com a gente